sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VIII Momento Literário reúne cerca de dois mil alunos no primeiro dia de atividades


Evento segue até sexta, dia 26, no Ciep 54 da Vila Maria


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, promoveu durante todo o dia desta quinta-feira, dia 25, as atividades do VIII Momento Literário, realizado no Cipe 54, do bairro Vila Maria. No evento, além de professores, diretores, equipes pedagógicas, pais e comunidade, também estiveram presentes cerca de dois mil alunos, das 68 escolas da rede municipal. Na oportunidade, as unidades escolares se dividiram em cinco grupos e criaram cinco propostas, diferenciadas, para atender as crianças. Entre elas: ilustração, escrita, pintura e dramatização, todas baseadas em algum tipo de texto.
Presente no evento, a secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho, destacou que a cada ano vem aumento o número de participantes no Momento Literário. “Notamos uma participação maior, tanto das crianças, como também das famílias e da comunidade. Em cada edição eles demonstram um prazer ainda maior pela leitura e isso é muito importante para formação de cidadãos conscientes da importância do aprendizado”, comentou a secretária, ao informar que, neste ano, o Momento Literário abordou o tema: “Leitura para Todos: Em Todos os Cantos”.
O prefeito Zé Renato destacou que é com grande satisfação que o município promove o VIII Momento Literário que, durante todo do ano, por meio das “Salas de Leitura”, incentivou as crianças da rede municipal a se interessarem pela leitura, promovendo dessa forma a socialização desse grupo. “O Momento Literário e o projeto 'Sala de Leitura' são formas de valorizar a leitura, possibilitar o acesso a diversos gêneros literários, divulgar as ações e as produções literárias desenvolvidas durante o ano todo nas unidades escolares. É uma iniciativa muito importante de interação entre a comunidade, os professores, pais e alunos “, comentou o prefeito.
De acordo com a assessora das Salas de Leituras da Prefeitura, Elizabeth Gonçalves de Souza, o Momento Literário também tem por finalidade proporcionar aos alunos, professores, pais e comunidade a oportunidade de conhecerem o projeto desenvolvido pelas unidades escolares em torno do texto literário. Atualmente, o projeto Sala de Leitura, que existe há oito anos, é realizado em 45 unidades da rede municipal de ensino, voltado para alunos da Educação Infantil ao 5º ano.
“Várias atividades foram desenvolvidas e seguem até amanhã (sexta-feira), com os ilustradores e escritores Roger Mello, Bia Heltzen, Sônia Rosa e Daniel Mandarucú. Com eles, o público pôde produzir, ouvir, contar e recontar histórias, desenhar e ter um contato maior com a literatura através de livros, músicas e teatro”, comentou a assessora, a convidar a população para visitar o último dia de evento.
Pai da estudante Ana Júlia Carneiro da Silva, de 7 anos, o metalúrgico, João Eduardo da Silva, de 35 anos, aproveitou o dia de folga para acompanhar a filha no Momento Literário. Surpreso com o número de crianças e de atividades, ele comentou sobre o evento. “Não imaginei que fosse encontrar tantas crianças envolvidas com a leitura, ainda mais nessa época em que vivemos, quando tudo é feito no computador. Fiquei feliz em saber que minha filha gosta de livros e, a partir de agora, vou incentiva-la ainda mais”, disse o metalúrgico. Já a pequena Júlia, falou sobre o que mais gostou no Momento Literário. “Gostei muito de ficar lendo gibi e livros, no meio das almofadas, com as minhas amigas. No ano passado minha mãe me acompanhou e esse ano fiquei muito feliz por ter sido meu pai”, concluiu Ana Júlia.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)