quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Angra dos Reis: Incentivo aos agentes comunitários de saúde

Prefeito realiza encontro com a categoria, que acaba de ganhar acréscimo salarial e reajuste anual


A última segunda-feira, dia 17, foi uma data importante para os agentes comunitários de saúde de Angra. O prefeito Tuca Jordão se encontrou com representantes da categoria para parabenizá-los, agradecê-los pelo trabalho desenvolvido e ratificar o incentivo salarial concedido pela prefeitura. Os profissionais encheram o auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA) para receber os agradecimentos e também para agradecer ao prefeito. A partir deste mês, os cerca de 200 agentes comunitários de saúde passam a receber R$ 714, em vez dos R$ 478 recebidos até o ano passado. Esse foi o primeiro encontro do ano entre o prefeito e uma categoria profissional da prefeitura.
Além do incentivo salarial, que foi proposto pelo Governo Federal no ano passado, a partir de agora, a prefeitura irá reajustar anualmente o salário dos agentes junto com o dos demais servidores, o que representa mais uma vitória para a categoria. O reajuste anual é feito no mês de março. Os servidores são regidos pelo regime estatutário, e os agentes comunitários de saúde, pela CLT.
Tuca destacou que em sua gestão, 15 categorias receberam melhorias, citando os operadores de trânsito, motoristas, agentes de controle de vetores, telefonistas etc. O prefeito falou sobre o fortalecimento do regime de previdência dos servidores, por meio do AngraPrev, e sua política de valorização do servidor.
– Acredito tanto no servidor que atualmente 60% do meu secretariado são servidores de carreira – afirmou. – Se pudesse beneficiaria todas as categorias logo de cara, mas temos que ter responsabilidade – ponderou. 
Tuca prosseguiu elogiando o papel dos agentes, fundamental para o Programa de Saúde da Família. Os agentes comunitários de saúde são como um elo entre a comunidade e o serviço público de saúde. Estão em contato permanente com as famílias, contribuindo para o trabalho de vigilância e promoção da saúde. Os agentes são responsáveis por alimentar as estatísticas do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), importante para o repasse de recursos ao município.
– Vocês são multiplicadores, levando informações, conhecendo as pessoas das comunidades, através de seus postos de saúde. Parabéns pelo trabalho. Vocês merecem. Que isso represente realmente um ganho na vida de vocês – disse o prefeito.  
Indima Patrícia Gonçalves, representante da comissão de agentes comunitários, leu uma carta de agradecimento ao prefeito, em nome de toda a categoria.
– Ficam aqui nossos agradecimentos. Nunca fomos tão valorizados quanto em sua gestão. Não chegaríamos aqui se não fosse seu empenho, sua atitude e a de seu secretariado – afirmou a agente.
Estavam presentes o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, o secretário de Administração, Carlos Renato Gonçalves, a presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), Maricelma Datore, e vereadores. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)