quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Saúde intensifica ações contra doenças na Região Serrana

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil conseguiu abastecer com vacina todos os postos de saúde da região, mesmo os mais longínquos.


O secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, que integra a equipe do governo do estado na base montada em Nova Friburgo, na Região Serrana, para dar assistência direta à população desta e de todas as cidades afetadas pela chuva da semana passada, disse que não há mais nenhum lugar, mesmo os mais afastados, que não estejam sendo assistidos pelo Estado do ponto de vista da saúde. O que o preocupa mais, segundo afirmou em entrevista a uma rádio do Rio, na manhã desta quarta-feira, são as doenças pós-enchentes.
Uma é a diarréia, que as pessoas, especialmente crianças, contraem consumindo água não potável. Mesmo que a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) tenha conseguido restabelecer o fornecimento de água de qualidade para as cidades, o que diminuirá sensivelmente os casos da doença, o secretário pede às pessoas que tenham ingerido líquido impróprio e estejam doentes para que procurem imediatamente a assistência médica mais próxima.
– Verificou sintomas da diarréia, como evacuação constante e vômitos, a pessoa tem de procurar a unidade de saúde mais básica que tiver, procurar o agente comunitário de saúde, a equipe de saúde da família para que, no mínimo, comece a hidratação oral. A diarréia é uma doença que pode ser muito simples de ser tratada, mas ela também pode ser muito grave se não for tratada adequadamente –aconselhou Côrtes, acrescentando que as pessoas devem evitar beber água de chuva mas, se não houver outra alternativa, a água deve ser fervida.
A outra doença é a leptospirose, doença provocada pela urina de rato na água, com os casos mais simples caracterizados por dor no corpo e febre e a forma mais grave, por dores musculares. Como não há vacina contra a leptospirose, por ser uma doença bacteriana, Côrtes adverte que o correto a fazer imediatamente é o diagnóstico precoce.
- Para isso, estamos com uma equipe de vigilância em saúde, da Secretaria de Saúde, juntamente com colegas do Ministério da Saúde. Estamos treinando todos os agentes comunitários de saúde, os médicos, os enfermeiros, os técnicos em enfermagem a fazer o diagnóstico precoce – afirmou.
No entanto, se a pessoa começar a sentir dor no corpo e tiver febre alta e indisposição, o secretário aconselha procurar assistência médica imediata, porque a leptospirose, quando diagnosticada precocemente e tratada, é curável, mas, em caso contrário, pode até levar à morte.
Segundo Côrtes, a única vacinação que está sendo feita na Região Serrana é contra tétano e difteria.
– Conseguimos vacinar a maior parte das pessoas, incluindo o pessoal que está trabalhando na recuperação das cidades, como bombeiros, soldados das Forças Armadas e policiais militares, para evitar a ocorrência da doença – completou.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)