quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


Em “Lixo Extraordinário”, famílias dividem cena com urubus

Vik produz esculturas e telas com diversos materiais como, por exemplo, páginas de revistas, monitores, alimentos, diamantes, pneus e lixo reciclável.


Na lista dos indicados à 83ª edição do Oscar ao prêmio de melhor documentário, a co-produção entre Brasil e Reino Unido, Lixo extraordináriomostra o projeto social do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense..
O documentário concorre com  Exit through the gift shop, do artista plástico Banksy; GasLand, de Josh Fox; Trabalho interno, de Charles Ferguson; e Restrepo, de Tim Hetherington e Sebastian Junger. O filme é um dos concorrentes mais fortes, pois já ganhou prêmios nos festivais de Sundance e Berlim em 2010.
Lixo estraordinário demorou três anos para ser feita.  As obras do artista foram mostradas na abertura da novela Passione.
A direção é da inglesa Lucy Walker e dos brasileiros João Jardim e Karen Harley.
O filme revela as montanhas de lixo e o ambiente em que famílias inteiras dividem a cena com urubus na busca por objetos destinados à reciclagem, gerando renda para aproximadamente 3 mil catadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)