terça-feira, 4 de janeiro de 2011


Secretaria de saúde reforça medidas de prevenção contra doenças comuns na época da chuva

Ações envolvem agentes de três setores da pasta


            Com o aumento da intensidade das chuvas verificadas em Resende desde o começo de dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática uma série de novas medidas preventivas para diminuir os riscos de doenças normalmente provocadas pela grande quantidade de água nesta época do ano. As medidas estão inseridas no Plano Municipal de Contingências a Emergências, cujo lançamento ocorreu há cerca de 20 dias, e vão ter validade durante o ano inteiro, e não apenas na época do verão. Este Plano prevê ações para os casos de chuvas e outros desastres naturais.
            No caso das ações permanentes divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho envolve agentes de três setores da pasta. Os setores mobilizados são os seguintes: Serviço de Imunização (vacinas), Serviço de Vigilância Epidemiológica e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A leptospirose, a diarréia e a hepatite estão entre as doenças provocadas pelo contato das pessoas com a água proveniente de inundações e enchentes. A água da chuva pode aumentar ainda os riscos de formação de focos do mosquito transmissor da dengue.
            Quanto ao setor de imunização, os agentes terão como atribuição principal a aplicação de vacinas, principalmente nos moradores das comunidades mais afetadas pelas chuvas. Já com relação ao Serviço de Vigilância Epidemiológica do Município, as tarefas dos agentes vão ser orientar os moradores quanto aos procedimentos corretos para a limpeza de casas, quintais e superfícies alagadas; destacar junto às pessoas a importância do uso de luvas, botas ou sacos plásticos amarrados para proteger as mãos e os pés do contato com a água; distribuir materiais informativos  sobre as doenças típicas da época das chuvas e monitorar casos prováveis de doenças veiculadas pela água contaminada.
            Para a limpeza de áreas alagadas, o Serviço de Epidemiologia recomenda a utilização de um balde com 20 litros de água misturados a quatro copinhos ou xícaras de café (50 ml) de água sanitária.  O CCZ, por sua vez, terá como atribuições a realização de vistorias regulares nas residências visando, principalmente, eliminar possíveis focos da dengue; aplicar raticidas nos locais que apresentarem vestígios de animais roedores; e distribuir hipoclorito de sódio para a prevenção de doenças. O monitoramento da qualidade da água consumida pela população atingida também será acompanhado de perto pela Prefeitura.
            O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, lembra que todas estas ações já vêm sendo realizadas desde o começo do período das chuvas. Os bairros Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Centro, Alvorada, Barbosa Lima, Jardim Jalisco, São Caetano e o distrito de Engenheiro Passos estão entre as comunidades já atendidas pelo esquema especial de prevenção contra doenças da Secretaria, que distribuiu ainda aos moradores destas localidades materiais destinados à limpeza dos imóveis alagados, como vassouras, desinfetantes, caixas de sabão em pó e litros de cloro, além de ter aplicado vacinas antitetânicas e adotado medidas contra a proliferação do mosquito causador da dengue. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)