quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


Doença de Alzheimer ganha cartilha em Volta Redonda

A primeira edição da cartilha foi de 5 mil exemplares, feita pela Associação com recursos próprio e patrocínios.


Volta Redonda tem atualmente cerca de 30 mil idosos, e estimativas apontam que cerca de 5% - 1,5 mil pessoas - sofrem da Doença de Alzheimer, uma doença neurológica degenerativa, descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer há 100 anos. A doença ataca principalmente a memória e o comportamento do doente, que geralmente tem mais de 60 anos de idade. O distrito LC1 Lions Clube Volta Redonda vai lançar uma cartilha sobre a Doença de Alzheimer, com informações básicas sobre a doença. O evento de lançamento será no dia 10 de fevereiro, às 20 horas, na sede da Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), no Aterrado.
         A cartilha foi idealizada pelo dentista Jorge Pantaleão, um dos fundadores da Apaz-VR (Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer de Volta Redonda), que convive diariamente com a doença. Segundo ele conta, a esposa, Maria Pantaleão, de 81 anos, sofre de Alzheimer. Segundo Pantaleão, que faz um depoimento da sua experiência pessoal na cartilha, o doente tem que ser tratado como “majestade e criança”, já que não deve ser contrariado, ouvindo a palavra “não”, que deve ser substituída por outro termo. “Acho esta uma doença mais social do que médica, que envolve os amigos, parentes e a sociedade em geral”, afirma o idealizador da cartilha.  O presidente da Apaz-VR é assessor do Lions Clube da Vila Mury em relação à conscientização sobre o Alzheimer. 
         “A minha intenção é promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas com Alzheimer e seus familiares, possibilitando a troca de informações por núcleos de apoio e palestras sobre a doença”, frisou Jorge Pantaleão. 
         O prefeito Antônio Francisco Neto recebeu o autor da cartilha, e assegurou o apoio do Poder Público para que o trabalho de conscientização seja o mais amplo possível. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar um cadastro para que a cartilha chegue a todas as famílias que tem portadores da doença. O município pretende aumentar a tiragem para a distribuição gratuita junto à rede pública de saúde.
De acordo com a cartilha, a doença, de origem desconhecida, faz o paciente perder a memória, muda o comportamento e o humor. O paciente afetado também perde a noção de espaço, de tempo, de higiene, tem dificuldades para lidar com dinheiro, apresenta ansiedade, desconfiança, irritabilidade e agressividade. Não existe prevenção ou cura, mas os médicos indicam uma alimentação saudável, caminhadas, exercícios cerebrais - como jogos, palavras cruzadas, prática de xadrez e dama - e leitura, para de alguma forma se proteger da doença ou tentar amenizar seus efeitos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)