quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


Inscrições abertas para ProJovem Adolescente

Oficinas gratuitas são oferecidas para jovens cujas famílias são atendidas pelo Bolsa Família


            Estão abertas as inscrições para  225 vagas do ProJovem Adolescente em Barra Mansa. O projeto é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e é voltado para adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, cujas famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família. O projeto reúne oficinas gratuitas de dança, esporte e informática. Desde que o programa teve início, em 2008, já foram atendidos cerca de mil jovens. O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a importância do programa.
            - O Projovem é um dos programas que pretendem dar opções para que os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade levem uma vida mais saudável. Este é um projeto sócioeducativo que vem complementar a proteção social básica à família. A finalidade do programa é trabalhar mecanismos com o jovem para uma melhor convivência familiar e comunitária, preparando-o para o mercado de trabalho – ressaltou.
            No projeto, o jovem desenvolve atividades reflexivas de forma dinâmica e lúdica sobre diversos assuntos. Os alunos participam de oficinas, em horário alternado da escola, sobre três eixos temáticos: Convivência Social, Participação Cidadã e Mundo do Trabalho. Além dos três eixos, são trabalhados seis temas transversais: “Juventude e Direito”, “Juventude e Cultura”, “Juventude e Saúde”, “Juventude e Trabalho”, “Juventude e Esporte e Lazer” e “Juventude e Meio Ambiente”, como explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Emiliana Melchior Carvalho.
            - A proposta é mostrar para esses jovens que eles serão nossos representantes no futuro e evitar que eles fiquem ociosos fora do horário da escola e aprendam ofícios que podem contribuir na inserção deles no mercado de trabalho  - destacou.
            Os jovens interessados em participar do projeto devem garantir a frequência escolar mínima de 85% para alunos com 15 anos e 75% para alunos de 16 e 17 anos, além de manter frequência mínima de 70% nas atividades do ProJovem.  Os interessados podem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de suas residências. Para inscrição, é necessário apresentar a Carteira de Identidade e o CPF do responsável, que deve estar presente na hora da inscrição, e o NIS (Número de Identificação Social), que é o número de inscrição do Cartão do Bolsa Família. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)