sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


MP-RJ denuncia funcionários da Ampla por morte de crianças
 
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou, na última quinta-feira (10) funcionários da empresa Ampla Energia e Serviços S/A por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) pela morte de duas crianças.


O caso aconteceu na cidade de Petrópolis em 17 de março de 2005. As vítimas foram atingidas por uma descarga elétrica que iniciou na rede externa da concessionária e terminou na casa dos menores, que foram eletrocutados e não resistiram às lesões.
Foram denunciados dez integrantes do Conselho de Administração, oito integrantes do Conselho Executivo, um responsável técnico pela distribuição de energia e o então líder do processo de Manutenção e Transmissão de energia elétrica.
O MP-RJ considerou que os denunciados agiram com imprudência, já que a descarga elétrica que causou a morte dos menores, um de 6 e outro de 9 anos, teria sido evitada pela simples instalação de itens básicos de proteção no local, como um para-raios.
Na denúncia, a Promotora afirmou que os acusados "deixaram de observar seus deveres de cuidado, uma vez que permitiram que o sistema elétrico do local funcionasse sem que estivesse revestido dos itens de segurança capazes de impedir que o nível excessivo de energia fosse difundido para o interior da residência das vítimas, o que levou a ocorrência da morte".
Na terça-feira, o Tribunal de Justiça manteve a sentença da 1ª Vara Cível Regional de Itaipava que condena a Ampla a pagar aos pais das crianças uma indenização de R$ 95 mil por vítima, a título de danos morais.
Já na esfera criminal, a pena para os denunciados, em caso de condenação por homicídio culposo, pode chegar a três anos de detenção, acrescida de um terço "se o crime resultar de inobservância de regra técnica de profissão".
A reportagem procurou entrar em contato com os acusados, através da assessoria da Ampla, para que comentassem a denúncia, mas não obteve retorno dos contato feitos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)