quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


Prefeitura de Resende implanta mais dois grupos do programa de tabagismo

Em menos de um ano, 560 pacientes deixaram de fumar


A Secretaria Municipal de Saúde acaba de implantar dois novos grupos do Programa de Controle ao Tabagismo, que vão funcionar nos bairros Fazenda da Barra II e Cidade da Alegria. Em cada um destes grupos, 20 pacientes serão atendidos inicialmente, totalizando, portanto, 40 novas pessoas beneficiadas pelo programa. Com isso, o número de usuários atendidos até hoje, desde a implantação do programa, em abril do ano passado, chega a 740 pacientes.
 De acordo com a coordenadora do programa, Sônia Cardoso Moreira Garcia, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é chegar ao final de fevereiro com 850 pessoas atendidas. O alcance deste número vai ser possível com a criação de novos grupos nos bairros Itapuca, Baixada da Olaria e Jardim Beira-Rio, as três comunidades localizadas na região da Grande Alegria.
Uma estimativa do Ministério da Saúde mostra que 200 mil pessoas morrem todo ano no Brasil vítimas do tabagismo. Segundo ainda o mesmo levantamento, cerca de 80 por cento dos fumantes manifestaram a vontade de se livrar desta dependência. Em Resende o apoio aos pacientes que querem parar de fumar é garantido através do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.
Atualmente, o Programa está presente em 22 unidades básicas de saúde. Com a ampliação para mais três bairros, o número de unidades médicas contempladas pela iniciativa chegará a 25 nas próximas semanas.  
- Resende é um dos poucos municípios do Estado do Rio de Janeiro que oferece esse tratamento em um número significativo de unidades de saúde e de maneira descentralizada, o que faz com que mais pessoas tenham acesso ao programa. Atualmente, temos um índice de mais de 80 por cento de sucesso. Isso quer dizer que, entre  abril de 2010 e as duas primeiras semanas deste ano, 560 dos 700 pacientes que estavam em tratamento deixaram de fumar – informou Sônia.
Oferecido gratuitamente pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, o tratamento dura três meses, período no qual, além de sessões de terapia, os pacientes recebem adesivos e gomas de mascar, ambos repositores de nicotina. Se houver necessidade, o médico do posto faz também prescrição de medicamento visando diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Os medicamentos também são gratuitos, enviados pelo Ministério da Saúde e a partir deste ano já vão chegar ao Município com o nome do paciente.
Cada unidade de saúde onde o programa está implantado possui dois grupos, que atendem em média 15 pacientes. A partir de janeiro, estão sendo organizados grupos específicos de pessoas hipertensas, gestantes, diabéticos, e pacientes com agravos crônicos, como enfisema pulmonar. Parte destes pacientes poderá ser identificada no Hospital de Emergência. Após receberem alta desta unidade hospitalar, elas vão ser encaminhadas para a unidade de saúde mais próxima de sua residência com o objetivo de iniciar o tratamento contra a dependência do cigarro, por meio do tratamento individual ou em grupo.
- Existem fumantes com quadros de doenças que agravam o problema. Sabemos que sozinhos eles não conseguem abandonar o vício para garantir uma saúde melhor. Por isso, estamos criando essa nova estratégica, de identificar os pacientes no Hospital de Emergência e encaminhá-los ao programa – salientou a coordenadora do Programa de Tabagismo.
Para os interessados em iniciar o tratamento, o procedimento é simples. Basta procurar uma unidade de saúde em seu bairro e fazer a inscrição. Caso não haja vaga naquele momento, ele terá o seu nome inserido na lista de espera e iniciará o tratamento em no máximo um mês. As novas vagas são abertas mensalmente porque, no segundo mês de tratamento, os pacientes já cadastrados entram na etapa chamada de manutenção, abrindo vagas para novos pacientes. Em cada unidade, as reuniões dos grupos acontecem em horários diferenciados, que são informados no próprio local.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!Seu comentário será publicado em poucos minutos...
(Não publicamos comentários ofensivos de qualquer espécie)